|
5 |
Total de visitas: 8737
A Lousã
Ermidas de Nossa Senhora da Piedade(Lousã-foto de Dias dos Reis)
A Lousã
A Lousã, está localizada, a cerca de 30 quilómetros de Coimbra, sede e capital de distrito, no centro de Portugal.
De acordo com os dados dos censos de 2001, o Concelho da Lousã, dista de Coimbra cerca de 28 quilómetros e ocupa uma área territorial de 139,16 Km2, contemplando um aglomerado populacional de, aproximadamente, 15 753 habitantes.
A Paróquia da Lousã abrange duas freguesias; Lousã e Gândaras e está situada na encosta da serra da Lousã. O orago da Lousã é S. Silvestre.
A comunidade Católica
Prática habitual da fé – A população da Lousã é tradicionalmente católica. Existem três devoções muito enraizadas no coração dos lousanenses:
Devoção ao Santíssimo – Além da festa do Santíssimo torna-se muito concorrida quer na Eucaristia, quer na procissão, pois há permanentemente pessoas em “visita ao Santíssimo”. Para esse feito foi preparado um lugar especial dentro da Igreja Matriz. As pessoas mais velhas costumavam rezar ao Santíssimo ao avistar a torre da Igreja e tinham o hábito de tirar o chapéu ou boné ao passar diante da Igreja. Além disso, um numeroso grupo de pessoas comunga habitualmente nas eucaristias. Em suas casas, também algumas pessoas praticam uma certa devoção ao Santíssimo mantendo uma lamparina de azeite sempre acesa.
Devoção a Nossa Senhora da Piedade – É permanente a devoção a N.ª Sr.ª da Piedade durante o ano. Há quem faça promessas diversas como caminhadas, a reza do terço, etc. Por ocasião da festa anual, que se prolonga durante um mês em Abril e Maio, a imagem de N.ª Sr.ª da Piedade está na Igreja Matriz, e estão sempre pessoas em oração diante da imagem. As diversas procissões desta festa são muito concorridas e, na última semana, há pregação e confissões, em que participa muita gente.
Devoção às almas – Por diversas motivos que, julgo, nem sempre serão muito cristãos, esta devoção estendeu-se a todo o concelho com diversas manifestações: missas pelas almas, sermões pelas almas e os tradicionais nichos de “alminhas”, que estão às dezenas por todo o concelho da Lousã e também na Paróquia da Lousã. Estes nichos têm lamparinas de azeite ou velas e é frequente ver pessoas a rezar nesses nichos ou, simplesmente, a acender a lâmpada de azeite.